- Área: 343 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Pablo Casals-Aguirre
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consiste na conversão de uma casa em escritórios para uma agência de cinema e publicidade. Localizada no bairro de Pedro de Valdivia em Santiago, a residência de 256 m² possuía o térreo original e um pavimento superior produto de uma ampliação posterior.
A operação consiste na reconstrução de um segundo pavimento aproveitando a laje de concreto armado existente em toda sua extensão. Uma grande janela de correr se abre ao norte e à vista da colina com um parapeito de 1,3 m que protege a privacidade. O espaço interior é uma planta livre que permite uma máxima flexibilidade de uso, está conectado através de um espaço de pé-direito duplo que substitui a escada principal por um elemento mais leve e transparente.
Todo o projeto foi concebido em dois tons: branco por dentro e preto por fora. Durante a noite o volume se torna invisível e as janelas se tornam uma lanterna no bairro.
A ampliação não tenta esconder a residência original com uma operação de fachada "envoltória", mas também entra em diálogo com ela e ao mesmo tempo a livra de seu peso doméstico para acolher o novo uso.